Grupos Temáticos

Normas para Apresentação de Comunicações na III Semana de Relações Internacionais UFABC-UNIFESP
GT 1: Política Externa Brasileira
GT 2: Política Internacional
GT 3: Integração Regional e Comércio
GT 4: Economia Política Internacional
GT 5: Segurança Internacional
GT 6: Direitos Humanos



Resumos Aprovados

GT 1 – Política Externa Brasileira

Luana de Barros Dratovsky, "TRANSFERÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR: O CASO DA COOPERAÇÃO BRASILEIRA NO TIMOR-LESTE". UNIFESP.

Natalia Ferrari Ribeiro, "OBJETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL: MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL PARA A TERRITORIALIZAÇÃO DOS ODS". Universidade Anhembi Morumbi.

Mauricio José Caires Doro, "AS RELAÇÕES BRASIL-CHINA NO SÉCULO XXI". UNIFESP.

Rodrigo Gallo, "INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA EXTERNA". FMU.

Guilherme Fernandes, "AS REVISTAS VEJA E CARTA CAPITAL E A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO SEGUNDO GOVERNO DILMA ROUSSEFF (2015-2016)". UNIFESP.

Milena Gonçalves Ludwig, "ATUAÇÃO DO BRASIL NA OMC NOS PERÍODOS 1994-2002 E 2003-2014". UFABC.

Marta Nunes de Farias, "O USO DO BNDES NA PROJEÇÃO DE PODER REGIONAL DURANTE O GOVERNO LULA". FMU.


GT 2 – Política Internacional

Betina Thomaz Sauter. OS MOVIMENTOS NACIONALISTAS E AS RIVALIDADES GERADAS ENTRE OS PAÍSES DO SUBCONTINENTE INDIANO: A CRIAÇÃO DOS ESTADOS-NAÇÃO DA ÍNDIA, PAQUISTÃO E BANGLADESH SOB UMA PERSPECTIVA GEOPOLÍTICA. Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UFRGS.

Mariana Carrasco de Moura. THINK TANKS E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UMA ANÁLISE DOS CENTROS PRIVADOS DE EXPERTISE QUE ESTUDAM POLÍTICA EXTERNA E SEGURANÇA. UFABC.

Túlio Cezar de O. Bunder. A TRAJETÓRIA DE DESENVOLVIMENTO DA RÚSSIA PÓS-SOVIÉTICA: A QUESTÃO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS NOS GOVERNOS YELTSIN E PUTIN (1991-2008). UFABC.

Vinicius Ferreira da Silva- Matheus de Faria Modina. CRESCIMENTO PACÍFICO E SEGURANÇA ENERGÉTICA: GRANDES DILEMAS DA POLÍTICA EXTERNA CHINESA? UNIFESP.

GT 3 – Comércio e Integração

Vinícius Espauluci Campos. “DE ESPALDAS”: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES DO BRASIL E OS PAÍSES DA COMUNIDADE ANDINA. UFABC.

Gabriel Ferrari Scombatti. PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA ALADI: ACORDOS VIGENTES E O ESPAÇO DE LIVRE COMÉRCIO. UFABC.

Lucas Bispo dos Santos- André Leite Araujo. VENEZUELA E AS NEGOCIAÇÕES MERCOSUL-UNIÃO EUROPEIA. Programa San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP).

GT 4 – Economia Política Internacional

Rafael Almeida Ferreira Abrão. GLOBALIZAÇÃO E DESINDUSTRIALIZAÇÃO: É POSSÍVEL REVERTER ESSES PROCESSOS? UNESP.

Bruno Castro Dias da Fonseca. ANÁLISE DO GRAU DE DEFESA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS ESPECIAIS 301: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O BRASIL E A CHINA. UFABC.

Jan Klink. PARADIGMAS EXPLICATIVOS PARA A EMERGÊNCIA DO NEOLIBERALISMO: UM MAPEAMENTO DA LITERATURA SOBRE O EXPERIMENTO NEOLIBERAL CHILENO. UFABC.

Pietro Parronchi. BREXIT: OS IMPACTOS SOBRE O FENÔMENO “CORPORATE INVERSION”. UFABC.

Bruno Venâncio de Abreu Costa. GEOPOLÍTICA: DA SEGUNDA GUERRA FRIA E AS AMEAÇAS AO IMPERIALISMO NORTE-AMERICANO. UMA BREVE DISCUSSÃO DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO E SEUS POSSÍVEIS CONFLITOS. UFABC.

Gabriella Portela Alcaraz. OS GRANDES MONOPÓLIOS DO BRIC E SEU PAPEL NA ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL A PARTIR DE 1990. UFABC.

Alice Lopes de Medeiros Corrêa. VISION 2030 – UMA ANÁLISE DO PLANO ECONÔMICO DA ARÁBIA SAUDITA. UFABC.

GT 5 – Segurança Internacional

Thalita Cordeiro Pereira. AS FRONTEIRAS E AS POLÍTICAS REPRESSIVAS AO TRÁFICO DE DROGAS: UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE OS ACORDOS BILATERAIS E SEUS IMPASSES NA AMÉRICA DO SUL. UFABC.

Anna Carolina Monéia Farias-Marília Domingues de Oliveira. AS TENSÕES ENTRE EUA E A COREIA DO NORTE SOB A ÓTICA DE CLAUSEWITZ. UNESP.

Thais Vieira de Paula-Heitor Cardoso e Maciel. AS RESOLUÇÕES DO CONSELHO DE SEGURANÇA SOBRE AS MULHERES ANALISADAS A PARTIR DO CASO DA SÍRIA. PUC-MG.

Daniel Silva de Almeida. UMA ANÁLISE DO FILME APOCALYPSE NOW À LUZ DAS GUERRAS JUSTAS. USP.

Kevin Campos Correia. O SURGIMENTO DO GRUPO ESTADO ISLÂMICO E O SEU MODUS OPERANDI NO IRAQUE. UFABC.

Daniella da Silva Nogueira de Melo-Alyne Viana de Oliveira. A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DO ATLÂNTICO SUL. Programa San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP).

GT 6 – Direitos Humanos

Camila Nascimento Silva. A SOCIALIZAÇÃO DOS REFUGIADOS SÍRIOS E IMIGRANTES HAITIANOS NO BRASIL: DOS SEUS DIREITOS ÀS RELAÇÕES COM OS BRASILEIROS. UFABC.

Allan Greicon Macedo Lima. A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO HOMOSSEXUAL CONTRA POLÍTICAS DISCRIMINATÓRIAS E A PANDEMIA DE AIDS NOS EUA NA DÉCADA DE 1980. Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Warley Gian da Silva Matos. OBSERVATÓRIO DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS: CASOS CUBANOS DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS NA COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS DE 1972 A 2015. Universidade Federal de Uberlândia – UFU.


Letícia Rizzotti Lima. DEMOCRACIA INTERVENCIONISTA: DEBATE SOBRE A CONDICIONALIDADE DA SOBERANIA E DA FINALIDADE DA ATUAÇÃO ONUSIANA. UNIFESP.


Sara Aparecida de Paula. NOVOS MUROS NA EUROPA: DISCURSO DO MEDO E SEGREGAÇÃO NA HUNGRIA (2010-2015). UFABC.
Daniel Silva de Almeida. UM VIÉS ISLAMOFÓBICO NA CORTE EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS? USP.